domingo, 1 de agosto de 2010

PORQUE SOU A FAVOR DA REFORMA AGRÁRIA

Os dados do IBGE apontam que em 2006 a Agricultura Familiar foi responsavel por 87% da produção Nacional de Mandioca, 70% da Produção do Feijão, 46% do Milho, 38% do Café, 34% do Arroz, 58% do Leite, 59% do Plantel de Suínos, 50% das Aves, 30% dos Bovinos, e ainda, 21% do trigo.A cultura com menor participação da Agriocultura Familiar foi a Soja (16%).O valor médio da produção anual da Agricultura Familiar foi de R$ 13,99 mil.



Pois bem, dados do próprio Governo provam que: apesar de ocupar apenas 1/4 (um quarto) da área destinada ao cultivo e pecuárea em nosso país, é a Agricultura Familiar a Grande Responsável por colocar Comida na Boca do Povo Brasileiro. É a Agricultura Familiar a grande responsável por nossa SEGURANÇA ALIMENTAR.

O agronegôcio brasileiro é quase 100% destinado à exportação, principalmente Soja, Celulose e Carne. Abastecemos o Mundo com Café, Citrus,Frutíferas, Milho, Borracha mas, principalmente, somos os fornecedores principais da matéria prima para rações de rebanhos mundo à fora, "Papel Higiênico" para europeus e "Fandangos" para americanos do norte global.

(Deixando as observações do Tolo aqui de lado - que sempre servem para cortar caminho para raciocínios que quase ninguém acompanha e ainda me acusa de prolixo quando tento explicar à exaustão - Peço que confiram os dados do Governo Federal que estão disponiveis, CONAB, MDA, etc e tirem suas próprias conclusões)

Este é o PRIMEIRO ponto.

SEGUNDO ponto:
A Agricultura Familiar é menos dependente de insumos à base de petróleo; consome menos herbicidas e fungicidas, agride menos o Meio Ambiente, gasta menos Energia, consome menos Água, Polue menos o Ar, a Água e o Solo.

Glebas menores de terras manejadas por Familias de Agricultores garantem não só nossa Segurança Alimentar, garantem também melhores cuidados com o Meio Ambiente.

TERCEIRO ponto: O Social.
torna-se necessário conservar a População no Campo. A Violência nos grandes Centros tem muito à ver com a falta de perspectivas do trabalhador. Falta Emprego nas cidades, falta Saúde, falta Educação, falta Extrutura, Saneamento Básico, Alimento, o Homem deixando o campo comtribue com o aumento da tensão/pressão na sociedade.

QUARTO ponto: A Biodiversidade Brasileira.
Por se tratar de uma atividade 99,9% voltada para o mercado externo, o Agronegôcio atual, mantido à base de Latifúndios, detona com nossa Biodiversidade. A Mata Atlântica, Amazônia e o Cerrado, nosso Biomas em Geral, são extremamente ricos em frutas, madeiras, animais, ervas medicinais perdidas quando Tratores arrastando Correntes e arando a terra abrem novas Fronteiras Agrícolas para garantirem o abastecimento do Mundo com "Papel Higiênico", "Ração" e "Fandangos".
(Peço desculpas se me expressei agora de maneira pouco clara, procurem lembrar de "Figuras de Linguagem" ou "Licença Poêtica" por exemplo, ou do que se fala nas "entre linhas")

Estudos mostram que a poupa do Pequi (Árvore Nativa do CERRADO) poderia sanar com TODA a Carência de Vitamina A de TODO o Continente Africano).
Uma Planta popularmente conhecida como Fava Danta é utilisada no tratamento da Hipertensão lá no Velho Mundo.

PORTANTO SOU A FAVOR DA REFORMA AGRÁRIA POR VÁRIOS MOTIVOS. SOU A FAVOR DE REVERMOS TODO O MODELO AGRÁRIO
(usem a imaginação para entender o que eu quiz dizer com "MODELO AGRÁRIO")

UMA FAMILIA AGRICULTURA BEM ASSESSORADA TERIA EM POUCA TERRA: ARROZ, FEIJÃO, MILHO, MANDIOCA, FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, REMÉDIOS, MADEIRA E CARNE.

VARIAS FAMILIAS AGRICULTORAS MUITO BEM ASSESSORADAS TERIAM TUDO ISSO CITADO ASSIMA PARA TODO O POVO BRASILEIRO.

MILHARES DE FAMILIAS AGRICULTORAS MUITO BEM ASSESSORADAS E RECEBENDO SUBSIDIOS EXTERNOS GARANTERIAM ALGUMAS DÉCADAS À MAIS A ESSA HUMANIDADE FAZEDORA DE MERDA.

vou terminar com uma história chamada COLHERES DE CABO CUMPRIDO
Uma vez um Anjo tentando ensinar um jovem torto aprensentou a ele duas salas.
na primeira sala, havia um grande caldeirão de sopa no centro e em volta dele várias pessoas com colheres de cabos bem cumpridos. As pessoas conseguiam levar a colher até o caldeirão com a sopa, mas não conseguiam trazer a sopa até suas bocas. O jovem reparou que todos estavam tristes, bravos, carrancudos, solitários, desesperados... ... ...
O anjo levou o jovem torto para a segunda sala. Esta sala era exatamente igual à primeira, um grande caldeirão de sopa no centro, colheres de cabo bem comprido para que várias pessoas à margem pudessem colher da sopa. Nesta sala porem, estavam todos se divertindo à beça.

O jovem intrigado perguntou ao Anjo:
"São duas salas absolutamente iguais, com pessoas parecidas, porque na primeira sala existe tanta tristeza e na segunda tanta alegria?"

O Anjo respondeu:
"As pessoas da segunda sala aprenderam a levar a sopa até a boca uma das outras."

OBS: Se eu disser alguma coisa e você me perguntar "Quem disse isso?" Minha resposta sempre será:
"Eu disse isso e eu estou lhe dizendo olhando na tua cara"
Você não precisa querer que eu me desminta. O que eu disse, o que você disse, está tudo aí, fácil de confirmar ou desmentir.
Mas quando eu te afirmar alguma coisa sou EU QUEM ESTÁ TE DIZENDO.

Um comentário:

Sérgio Vieira de Souza Júnior disse...

A reforma agrária está prevista e regulamentada na nossa legislação – Capítulo III do Título VII da Constituição Federal e Lei 8.629. Posicione-se ideologicamente ou filosoficamente (ou o que seja) quem for contra, mas a lei tem de ser cumprida

O cidadão tem o direito de cobrar o cumprimento da lei.

“Exigir, cobrar dos governos que se agilize a reforma agrária é um direito, e a invasão de terras, mesmo ultrapassando os limites de tal direito, não constitui nenhum crime tipificado pelo Código Penal, desde que observados os itens destacados abaixo.

* Não seja utilizada a violência contra a pessoa ou grave ameaça;

* Não aconteça depredação a residências, bem como tratores, maquinários, máquinas etc.;

* Não se destrua cercas, apenas sua remoção temporária durante a invasão e após esta, ocorra a restauração das mesmas;

* Não aconteça o abate de animais, ainda que se alegue necessário à alimentação dos integrantes;

* Não se derrubem árvores;

* Não se destrua nem se incendeie lavouras ou pastos.

A não atenção aos itens elencados acima, tornar-se-á evidente a prática de diversos crimes (...).”
(excerto extraído de clovistelles.blogspot.com)

Quando se infringe a lei em nome do cumprimento da lei é que é dureza de engolir...